top of page

O Primeiro
Fondue de
Gramado

A história de pioneirismo que fez do Fondue
um marco para a cidade.

DSC_3259_edited.jpg

A história do Primeiro Fondue de Gramado

A casa é de 1985, mas a nossa história com o Fondue começou bem antes.
Gramado era uma cidade tranquila, que ainda não havia despontado como um dos principais cartões postais do Brasil. As ruas floridas reservavam seus encantos apenas para moradores e as sombras dos plátanos não eram iluminadas pelos flashes dos turistas. Não haviam holofotes, mas a beleza já estava à vista. Um cenário perfeito para inspirar mentes criativas e empreendedoras.


Foi em tempos assim que, em 1974, o lendário fundador do Edelweiss, Sr. Clécio Gobbi, deu o grande passo em direção à mudança na história da gastronomia de Gramado. Visitando alguns pontos da cidade e convicto de que o clima frio era convidativo para um restaurante com cardápio europeu, trouxe da Europa uma sequência de queijos aquecidos em panela de barro com acompanhamentos finos, seguida por variedades de carnes assadas sobre a pedra quente, e finalizada com a doçura das frutas mergulhadas sobre um delicioso chocolate derretido: o famoso e autêntico Fondue.

A ideia foi um sucesso, e levou o Sr. Clécio a planejar um lugar especial para abrigar seu grande feito. Assim, surgia o Edelweiss. Localizado a poucos metros do magnífico Lago Negro de Gramado, provou ser o espaço perfeito para quem busca um local intimista e reservado para apreciar a boa gastronomia.

Como atrativo principal, é claro, o Fondue. 

 

Os sabores turistando sobre o calor da pedra ou vestidos com elegância em um passeio pelo interior da panela de barro - percorrendo uma viagem inesquecível pelos vales da alta gastronomia. Romantismo este, que viria a definir o público principal da cidade pelas próximas décadas: os casais apaixonados.

Tal ritual não se restringiria apenas a dois, mas se estenderia para toda a família. Com o passar dos anos, o prato ganhou destaque e se tornou um ícone da cidade. Era simplesmente impensável visitar a serra sem se aquecer perante uma mesa de Fondue. Casais e famílias se divertiam com os garfinhos enquanto "pescavam" carnes de primeira qualidade ou deixavam o morango despencar dentro do chocolate. Surgiam os apaixonados por Fondue.

Mas o Sr. Clécio sempre deixou claro: o verdadeiro Fondue só existe se for servido com insumos de primeira qualidade. O cuidado na preparação e na procedência de queijos, carnes e frutas, sempre foi a marca registrada do autêntico Fondue. Como em um belo filme, cada uma das cenas que compõem a mesa só se destacam se os atores tiverem a química perfeita, tornando o enredo de texturas e sabores o plano de fundo perfeito para uma bela fotografia.

O cuidado com os detalhes na preparação do Fondue se reflete no ambiente do Edelweiss. A música, a mobília e referências que resgatam a história e o charme do restaurante mais icônico da cidade. Detalhes que aguçam o olhar e fazem despertar os sentidos para viver momentos inesquecíveis. O palco perfeito para um show de sabores.

Hoje, você pode ser mais um personagem dessa história no Edelweiss.

Aqui, você vai ter um verdadeiro encontro com o verdadeiro e lendário Primeiro Fondue de Gramado e do Brasil. 


 

bottom of page